sábado, 25 de abril de 2009

CURRICULUM

Carlos Biaggioli

DRT/SP 12.084
Contato: (11) 7082-6200


em resumo...
No início dos Anos 80, trocou Comunicações Sociais na UNIP Universidades Integradas Paulista pelo Teatro, retornando em 2009 à universidade, para cursar História na Fundação Santo André.
No Teatro, optou pelo humor ao constituir suas próprias companhias: a Trupiapá, a Cia. Paçalhada e, nos anos 90, o Grupo Manifesta de Arte Cômica, que encerrou suas atividades em 2008, com 18 anos de existência.
Em 1998, fundou a Cia. de Rocokóz (atual Teatro de Rocokóz).
"Discípulo da prática", em sua formação teatral estão nomes como Circo-escola Picadeiro, Paulo Gaetta, Dácio Lima, Grupo Lume, Paoli Quito, Gabriel Guimard, Cida Almeida, Bete Dorgam, Alberto Gaus, Amir Haddad e Escola Livre de Teatro de Sto. André (ELT).
Além de suas próprias companhias teatrais — atualmente apenas o Teatro de Rocokóz ("Um Show de Variedades Palhacísticas", "Era Uma Vez... O Xadrez!" e "Suíte 341") —, como ator também trabalhou para a Cia. Raso da Catarina e Cemitério de Automóveis (SP), bem como para a Cia. do Gesto (RJ).
Em 2008, foi convidado como orientador para um curso-montagem de Teatro de Rua voltado ao Grupo Atores em Metamorfoses, de Tangará da Serra/MT, que resultou em "A Virgindade Contestada", que angariou prêmios na esfera estadual e correu temporada nas cidades do interior matogrossense e litoral sul paulista. Sua produção de textos está em http://www.nobicodapena.blogspot.com/.
Integrou (2005-07) a diretoria da Cooperativa Paulista de Teatro, em S. Paulo.

curriculum completo...

FORMAÇÃO
Nível Superior
Comunicação Social na UNIP/SP (1984-5, incompleto).
História (cursando, Fundação Santo André)

Nível Técnico
Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT)
Conclusão: 2008
“Formação do Ator” e “Núcleos de Pesquisa Teatral”
Informações: (11) 4996-2164 – email: escolalivre@ig.com.br
"Formação do Ator"
Duração: Fevereiro de 2005 a dezembro de 2007
Coordenação: Alex Tenório, Denise Weinberg e Edgar Castro (Interpretação); Alexandre Mate, Antonio Rogério Toscano, Newton Moreno e Alessandro Toller (Teoria/Dramaturgia); Gustavo Kurlat e Cristiano Gouveia (Música para Teatro); Juliana Monteiro e Thiago Antunes (Corpo); e Marcelo Milan (Circo).
Temporada-estágio: 06/02 a 11/05/08, com o espetáculo “Festa do Fim” (direção de Edgar Castro)

"Núcleos"
Teatro de Rua: “Teatro Popular Urbano”, coordenação: Claudia Schapira e Roberta Estrela Dalva (Núcleo Bartolomeu de Depoimentos), 2004-05; e “Teatro de Rua”, coordenação: Ana Roxo e Cristiano Gouveia (2005-06). Dramaturgia: “Narrativas de Passagem”, coordenação: Luis Alberto de Abreu, Lucienne Guedes e Verônica Nobilli (2006). Pedagogia: “Pedagogia Teatral”, coordenação: Maria Tendlau (2008)

Outros cursos na área artística TEATRO:
“Introdução ao Teatro” (1984), Casa de Cultura Amazio Mazzaroppi. Coordenação: Celso Frateschi e Cássio Scapin. “Teatro” (1988), Centro Cultural São Paulo. Coordenação: Paulo Gaetta. “O Ator Cômico” (1996), Centro Cultural São Paulo. Coordenação: Christian Duurvoort. “Teatro Físico” (1997), workshop na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Coordenação: Rodrigo Matheus e Deborah Pope. “Teatro de Rua” (2007), workshop na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Coordenação: Amir Haddad e Grupo Tá na Rua (do Rio de Janeiro). CLOWN/PALHAÇO: “O Palhaço” (1988), A Gazeta de Pinheiros. Coordenação: Olney de Abreu e Cia. Abracadabra. “O Clown” (1990), Oficina Cultural Oswald de Andrade. Coordenação: Mariano Pattin (argentino). “A Máscara do Clown” (1993), workshop no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). Coordenação: Dácio Lima (Cia. do Gesto/RJ). “Clown” (1995), Teatro da Cultura Inglesa (Vila Mariana). Coordenação: Gabriel Guimard. “Clown” (1996-98), Estúdio Nova Dança. Coordenação: Cristiane Paoli Quito. “Clown” (1999-03), Clã Estúdio das Artes Cômicas. Coordenação: Cida Almeida. “As Máscaras da Comédia” (2001), workshop no Clã Estúdio das Artes Cômicas. Coordenação: Cida Almeida, Sophia Papo e Heraldo Firmino. “O Clown” (2004) Grupo Lume – Barão Geraldo, Campinas/SP. Coordenação: Ricardo Pussetti. “Onde está o Clown?” (2004), retiro no Solar da Mímica. Coordenação: Alberto Gaus. CIRCO: “Circo” (1990-91) Circo-escola Picadeiro Coordenação: José Wilson Leite MÍMICA: “Mímica” (1998), FENARTE – João Pessoa/PB (workshop). Coordenação: Fernando Vieira. MÚSICA: “Música” (1999) Fundação das Artes de São Caetano do Sul (interrompido)

HISTÓRICO PROFISSIONAL

Início das atividades: 1982 Grupos fundados:
“Grupo Manifesta de Arte Cômica” (1990-2008), com Sérgio Khair
“Teatro de Rocokóz” (desde 1998), com Ciléia S. Biaggioli

PESQUISA
“Teatro de Intervenção” (desde 1998) Base para sua atuação com “Teatro de Rua” (que compreende também os chamados espaços alternativos, não-convencionais), esta pesquisa, que desenvolvida pelos grupos Teatro de Rocokóz e Grupo Manifesta, tem como premissa responsabilidade de igual tamanho que espectador e ator têm sobre o acontecimento teatral. Assim sendo, ao beber desta relação direta, dinâmica, interativa — e comumente itinerante —, o repertório de espetáculos e intervenções teatrais desta cia. teatral refletem esta busca.

PROJETOS
“Risoterapia” (desde 1996)
Tendo como base o “Teatro de Intervenção”, este projeto desenvolve-se em ambientes de convalescença, retiro e estadia prolongada, tais como hospitais, casas de apoio, asilos, orfanatos e locais de detenção. São três as suas possibilidades de atuação:
1) Ação risoterapêutica (dupla de clowns circulando pelas dependências, em abordagens diretas com pacientes, acompanhantes e funcionários);
2) Oficinas voltadas a profissionais de Saúde, Educação ou Lazer; e
3) Palestras-show voltadas a profissionais de Saúde e comunidades em geral. “Contos que Encantam” (desde 2006).
"Contos que EnCantam" (desde 2006)
Tendo como enfoque a junção de Teatro e Música para contar histórias clássicas e contemporâneas para crianças até 12 anos. “Centro de Simulação Realística” (desde 2007) Projeto do Hospital Israelita Albert Einstein, voltado a treinamento para profissionais de Saúde, do qual o Teatro de Rocokóz é uma das duas companhias responsáveis pelas intervenções de atores.

AUTOR
Teatro
“O Manifesto!”, “Um Show de Variedades Palhacísticas”, “Suíte 341”, “Gran Circo Rocokóz”, “Era Uma Vez... O Xadrez!”,“A Ampulheta” (escrito para Febem/SP), “A Menina e o Vendeiro” e “Penalidade Máxima”.
Para a Ong 5Elementos: 6 livros sobre “Consumo Sustentável”, voltados ao público infantil e profissionais de Educação.
Acesse www.nobicodapena.blogspot.com e conheça a produção em dramaturgia, narrativas de passagem, crônicas e poesia.

OFICINEIRO
“Circo-Teatro” (2002) Programa Recreio nas Férias, da Secretaria Municipal de Educação; “Teatro Clown” (1996), Ação Comunitária do Brasil; “Risoterapia” (1996-98), Hospital Municipal de Vila Maria (oficina voltada a funcionários do hospital); “Risoterapia” (2000-03), Unimed Campinas (oficinas ministradas para profissionais credenciados naquela região); “Teatro” (2001-03): Cursos regulares ministrados para as oficinas culturais de Itaquera e de São Miguel Paulista; Casa de Cultura do Itaim Paulista; Núcleo de teatro da cidade de Pindamonhangaba; além de grupos de Terceira Idade no Centro Cultural São Paulo e no Sesc Carmo (com Sérgio Khair), bem como, com Cida Almeida, turma regular no Galpão do Clã Estúdio das Artes Cômicas; “Preparação musical” (2008), composição de trilha e preparação musical dos participantes da Oficina de Teatro para a Febem/SP, oficina ministrada por Ciléia Biaggioli, a convite da Assaoc.

ATOR
“Telegramas animados e intervenções teatrais” (desde 1992); “O Baile” (1993), espetáculo Teatral, Cia. do Gesto (substituição de ator), no Teatro Brasileiro de Comédia, Direção: Dácio Lima; “Palhaçada Também é Cultura” (1995-6) Espetáculo Teatral – Grupo Manifesta de Arte Cômica Teatro Brasileiro de Comédia – Direção: Dácio Lima “O Manifesto!” (1996-2008) Espetáculo Teatral de Rua – Grupo Manifesta de Arte Cômica Direção: Carlos Biaggioli e Sérgio Khair; “Lampião Vai ao Inferno Buscar Maria Bonita” (1999) Espetáculo Teatral – Cia. Raso da Catarina Centro Cultural São Paulo e Teatro Sérgio Cardoso – Direção: Alessandro Azevedo; “Luxo é Viver sem Lixo” (1999) Espetáculo Teatral de Rua – Cia. Raso da Catarina Rede Sesc/SP – Direção: Alessandro Azevedo; “Um Show de Variedades Palhacísticas” (2000) Espetáculo Teatral de Rua – Teatro de Rocokóz, Circulação Rede Sesc, Recreio nas Férias e Festival Nacional de Angra dos Reis Direção: Carlos Biaggioli; “Escreveu Não Leu, o Cordel Comeu” (2000) Espetáculo Teatral de Rua – Cia. Raso da Catarina Rede Sesc/SP – Direção: Alessandro Azevedo; “500 Anos Rasos” (2000) Espetáculo Teatral de Rua – Cia. Raso da Catarina Rede Sesc/SP – Direção: Alessandro Azevedo; “Mostra Cemitério de Automóveis” (2001) Espetáculos teatrais: “Fábula Podre”, “Tanto Faz” e “ Centro Cultural São Paulo (Ademar Guerra) – Direção: Mário Bortolotto; “Mostra Cemitério de Automóveis” (2002) Espetáculos teatrais: “Tanto Faz”, “Ovelhas que Voam se Perdem no Céu” e “Dentes Guardados” – CCSP (Ademar Guerra) – Direção: Mário Bortolotto; “Era uma Vez... O Xadrez!” (2002) Espetáculo Teatral – Teatro de Rocokóz Rede Sesc/SP e Programa Recreio nas Férias – Direção: Emerson Almeida; “O Pó” (2002) Espetáculo Teatral (commedia dell´arte) – Cia. Baitaclã Os Impossíveis Centro Cultural São Paulo (Sala Adoniran Barbosa) – Direção: Heraldo Firmino; “Cláuns, Palhaços Mudos” (2002) Espetáculo Teatral – Cia. do Gesto (RJ) – Direção: Dácio Lima; “Suíte 341” (2003) Espetáculo Teatral – Teatro de Rocokóz Espaço Lelia Abramo – Direção: Ciléia Biaggioli; “Em Alto Mar” (2003) Espetáculo Teatral – Teatro Fábrica São Paulo Programa Mun. de Fomento ao Teatro – Direção: Roberto Rosa “Gran Circo Rocokóz” (2004) Espetáculo Teatral – Teatro de Rocokóz Centro Cultural S. Paulo (Paulo Emílio) – Direção: Cida Almeida; “Pequena Falha no Sistema de Segurança” (2000) Espetáculo Teatral de Rua – Escola Livre de Teatro de Sto. André ELT – Direção: Claudia Schapira, Roberta Estrela Dalva e Ana Roxo; “Acunteceu o Acuntecido: A Comédia do Fim do Mundo” (2005) Espetáculo Teatral – Formação 7 da ELT (Substituição de ator) ELT/TUSP – Direção: Edgar Castro, Georgette Fadel, Gustavo Kurlat e Newton Moreno; “Amor Montado no Tempo” (2006) Espetáculo Teatral de Rua – Núcleo de Teatro de Rua da ELT Aparelhos culturais de Sto. André – Direção: Ana Roxo e Cristiano Gouveia; “O Papel da Vítima” (2006) Espetáculo Teatral – Formação 9 da ELT – Direção: Denise Weinberg e Alex Tenório; “Festa do Fim” (2008) Espetáculo Teatral – Formação 9 da ELT – Direção: E. Castro, Alessandro Toller, G. Kurlat, Cris Gouveia e Juliana Monteiro; “Ramon & Chantal” (2008) Cena Teatral – Teatro dos Pássaros e Teatro de Rocokóz Satyrianas 2008 – Direção: Nicolas Monastério; “A Menina e o Vendeiro” (2008) Espetáculo Teatral de Rua – Teatro de Rocokóz – Direção: Ciléia S. Biaggioli

ATOR DE INTERVENÇÃO
“Centro de Simulações Realísticas” (desde 2007), “Projeto Risoterapia” (desde 1996) e nas intervenções itinerantes/interativas “Dom Quixote e Sancho Pança”, com o Grupo Manifesta (desde 1997), e “TV Maluca”, “Risopatrulha”, “Bandalelé” e programas para teatro-empresa (desde 2000), com o Teatro de Rocokóz. Desde 1999, desenvolve “Doctor Jazz”, personagem performático para a Arte Musical Produções.

COMPOSITOR PARA TEATRO
“Era uma Vez... O Xadrez!” (2003), “Um Show de Variedades Palhacísticas” (2004), “A Menina e o Vendeiro” (2008), “Festa do Fim” (2007-8) e “A Ampulheta” (2008)

ATUAÇÃO ARTÍSTICO-POLÍTICA
“Cooperativa Paulista de Teatro”: integrou o Conselho Administrativo entre 2005 e 2007, gestão Ney Piacentini. Naquela diretoria, atuou politicamente pelo Teatro de Rua, tendo produzido:
  • Acervo virtual sobre o tema no portal da entidade;
  • Fórum Artístico “Teatro de Rua, Espaços Abertos e Não-Convencionais”, em parceria com a Oficina Oswald de Andrade; · Fórum Artístico “Dança e Os Modos de Produção”, em parceria com o Centro Cultural São Paulo;
  • Fórum Artístico “Teatro de Animação”, em parceria com o Teatro Fábrica São Paulo;
  • Seminário “O Artista Negro e o Mercado de Trabalho”, em parceria com a Cia. Invasores Urbanos; e “Ciclo de Oficinas Práticas”, em parceria com a Oficina Cultural Oswald de Andrade, do qual foram coordenadores os dramaturgos Paulo Rogério Lopes e Ana Roxo, bem como Amir Haddad e Grupo Tá na Rua (RJ).

Representou a Cooperativa Paulista de Teatro na Conferência Nacional de Cultura, em Brasília (2006). A convite de Narciso Telles, representou a Cooperativa Paulista de Teatro na mesa de debate da edição 2007 do Encontro Nacional de Teatro de Rua em Angra dos Reis (RJ); “Movimento de Teatro de Rua de São Paulo”.

Entre 2004 e 2007, participou artístico-politicamente deste movimento, realizador de ações culturais (“Overdoses de Teatro de Rua” e “Mostra Lino Rojas de Teatro de Rua”) em prol da construção de um pensamento em torno do Teatro de Rua na Cidade de S. Paulo.

PREMIAÇÕES
“O Manifesto!” (desde 1996) Prêmio Carlos Pouza (Salto/SP): Melhor Texto, Melhor Direção, Melhor Espetáculo, Melhor Ator (Carlos Biaggioli) e Melhor Ator Coadjuvante (Sérgio Khair); “O Manifesto!” (desde 1996) Festival de Teatro de Americana (SP): Melhor Espetáculo; “Penalidade Máxima” (2008) Stand-up Commedy escrita por Carlos Biaggioli para o Festival de Cenas Curtas de Resende – Prêmio Bussunda (Indicação para Melhor Ator).

Nenhum comentário:

Postar um comentário